INSS vai devolver taxas cobradas indevidamente dos pensionistas

Após uma série de denúncias registradas no Ministério Público Federal, o INSS descobriu cobranças indevidas de 4 associações. Os convênios foram cortados e o valor sera ressarcido.

O INSS constatou que quatro associações representantes de aposentados e pensionistas, estavam realizando cobranças indevidas dos assegurados. O valor era debitado nas contribuições realizadas por contracheques. O Instituto deligou o convênio com a Associação Beneficente de Auxílio Mútuo ao Servidor Público (Abamsp), Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência (Anapps), Associação Brasileia de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Asbapi) e Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Centrape).

A promessa é que na próxima semana sejam ressarcidos R$57 milhões aos contribuintes que foram lesionados por conta da cobrança. O valor será devido em forma de crédito em folha, no pagamento referente ao mês de Agosto.

Desde que essas entidades iniciaram os descontos indevidos, foram registradas mais de 43 mil reclamações. Entre fontes como a Ouvidoria do INSS 2022, processos judiciais, denúncias no Reclame Aqui e inquéritos no Ministério Público Federal (MPF).

A partir desse mês, não poderão ser cobrados valores adicionais. Caso encontrem ilegalidades, os assegurados podem buscar por assistência no telefone 135, a Central de Atendimento do INSS.